Programa

Apresentação

 

1. BREVE HISTÓRICO

Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) por meio da Resolução nº 156/03, em 11 de setembro de 2003. Em fevereiro de 2004, foi recomendado pela CAPES, conforme as normas vigentes (Portaria Ministerial nº 2264, de 19 de dezembro de 1997), recebendo conceito 3 para o nível de Mestrado. Assim, o Mestrado Acadêmico em Letras iniciou suas atividades em 2004, estruturado a partir da colaboração entre professores das áreas de Letras, Filosofia, Comunicação Social e Ciências Sociais. O programa surgiu em um contexto no qual a Pós-Graduação na UFPI ainda contava com poucos cursos e estava em fase inicial de expansão, o que tornou possível e necessário integrar docentes de diversas áreas do conhecimento.

Na época de sua criação, o Programa contemplava duas áreas de concentração: I. Estudos de Linguagem (e sua linha de pesquisa “Linguagem e Discurso: análise e variação”); e II Estudos Literários, e as respectivas linhas de pesquisa (e sua linha de pesquisa “Literatura, Cultura e Sociedade”). Com o surgimento de novos cursos de Pós-Graduação nas Ciências Humanas e Sociais e com a formação de novos doutores no curso de Letras, em 2015 o programa passou a adotar as seguintes áreas de concentração: I. Linguística (e suas linhas de pesquisa: a) Texto, discurso e gêneros como práticas sociais; b) Gramática e Léxico: Descrição e ensino; e c) Variação/Diversidade Linguística, Oralidade e Letramentos) e II. Literatura (e sua linha de pesquisa: a) Literatura, Cultura e Sociedade).

Observa-se que essa distribuição de linhas de pesquisa atendeu à recomendação da CAPES, conforme registrado no relatório da visita realizada em 2015. Desde sua criação, o curso foi concebido para suprir a demanda de Pós-Graduação stricto sensu na área de Letras, atendendo aos estados do Piauí e Maranhão. O programa tem contribuído significativamente para a qualificação de professores tanto do Ensino Básico quanto do Ensino Superior, preparando-os não apenas para a atuação docente, mas também para o desenvolvimento de atividades de pesquisa. Ao longo dos anos, o programa ampliou seu corpo docente, credenciando novos professores para as duas áreas de concentração, de acordo com a qualificação acadêmica da instituição. Em 2014, o curso contava com 23 professores e ofertou 38 vagas distribuídas entre as duas áreas.

No biênio 2013-2014 foram implementadas diversas iniciativas com o intuito de incentivar docentes e discentes a se envolverem de forma mais sistemática na produção de artigos para publicação em periódicos. Com o objetivo de melhorar o fluxo de defesas e a qualidade das publicações, foi aprovada uma resolução em 2013, estabelecendo regras para a renovação periódica de bolsas, incluindo o cumprimento rigoroso dos prazos de qualificação e a exigência de publicações durante o curso. Nesse período, também foram definidos com maior clareza os critérios para a aceitação de pré-projetos nas seleções de novos alunos, priorizando a adequação às linhas de orientação e pesquisa do programa.

Em 2015, devido a problemas apontados pelo COLETA/CAPES, e reforçados pela Comissão de Visita, foi implementado um processo de recredenciamento e descredenciamento de docentes, conforme a Resolução 01/2014, visando atender às exigências de produção acadêmica. É importante destacar que o Programa sempre esteve comprometido com processos de autoavaliação e avaliação externa, o que contribuiu para a formação de um número expressivo de profissionais interessados em continuar sua qualificação, com o objetivo de aprimorar suas atividades de ensino e pesquisa. Dessem modo, a excelência do corpo docente tem sido um fator determinante na qualidade da formação dos discentes. Como resultado dessas ações, após a avaliação quadrienal 2013-2016, o curso alcançou a nota 4, mantendo-a no quadriênio seguinte.

Em 2019, foi aprovada a proposta do curso de doutorado, submetida por meio do APCN Acadêmico 2017, sob o número processual 921/2017. Em seu parecer final, a Comissão de Área da CAPES destaca que a proposta foi bem fundamentada, conta com apoio institucional, boa infraestrutura, objetivos claros e projetos de pesquisa alinhados às linhas do curso, além de um corpo docente com boa produção intelectual e comprometido com pesquisa, ensino e orientação. Vale ressaltar que nos estados do Piauí e do Maranhão, principais regiões atendidas pelo programa, não há nenhum outro curso de Doutorado em Letras, seja na área de Linguística ou dos Estudos Literários, cabendo ao PPGEL o papel de garantir uma formação continuada até o seu nível máximo.

Desde sua criação, o PPGEL tem promovido ações voltadas ao aperfeiçoamento de suas práticas e à oferta de atividades qualificadas, com foco em uma formação discente sólida e competente, sempre atenta às demandas específicas da região onde atua. Como resultado, o programa conta atualmente com um número significativo de egressos exercendo atividades em diversos setores educacionais (como ensino fundamental, médio, técnico e superior, sobretudo da rede pública de ensino), demonstrando seu forte impacto e capacidade de nucleação regional.

 

2. MISSÃO E AÇÕES

Em primeiro lugar, é importante destacar que a missão e as ações do Programa de Pós-Graduação em Letras estão perfeitamente alinhadas com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPI, sobretudo no que diz respeito:

  1. À inserção regional do Programa;
  2. Aos princípios éticos e filosóficos adotados na sua conduta;
  3. Às políticas de diálogo e apoio ao Ensino Básico e ao ensino em contexto tecnológico;
  4. À manutenção da taxa de sucesso de formandos;
  5. Ao estímulo financeiro ao discente através da concessão de bolsas.

Desse modo, o PPGEL mantem um compromisso sistemático com as políticas internas da instituição, evidenciando um alinhamento estratégico que fortalece a relevância acadêmica e social do programa. A sua inserção regional prova que o PPGEL atende às necessidades locais, promovendo impacto positivo na qualificação de professores e no fortalecimento da educação básica e superior. Esse compromisso regional também reflete um respeito às particularidades culturais e educacionais da área.

O foco nos princípios éticos e filosóficos na condução das atividades do programa demonstra uma preocupação com a formação integral dos discentes, promovendo não apenas o avanço acadêmico, mas também o desenvolvimento de valores que guiam a prática docente e a pesquisa. A política de diálogo e apoio ao Ensino Básico, aliada ao uso de tecnologias no ensino, reflete uma postura inovadora e inclusiva, preparando os formandos para os desafios contemporâneos da educação, tanto nas modalidades presenciais quanto tecnológicas.

Outro ponto de destaque é a manutenção da taxa de sucesso de formandos, indicando que o programa tem uma estrutura eficiente de acompanhamento e apoio, garantindo que os alunos concluam suas etapas de formação com sucesso. Além disso, o estímulo financeiro por meio da concessão de bolsas reforça a importância dada à inclusão e ao suporte contínuo aos discentes, minimizando as barreiras econômicas e incentivando a dedicação integral às atividades acadêmicas.

Diante do exposto, o PPGEL não apenas cumpre sua missão de formar profissionais qualificados, mas também se posiciona como um agente ativo no desenvolvimento educacional e social da região, alinhado às diretrizes institucionais e à promoção de uma educação ética e de qualidade.

 

3. OBJETIVOS

Segundo consta em seus documentos normativos de criação, os principais objetivos do programa são:

  1. Qualificar professores na área de Letras (Linguística e Literatura), propiciando-lhes avançada formação científica e técnica para as atividades de ensino e
    pesquisa;
  2. Ampliar as discussões, troca de experiências e produções científicas acerca das inter-relações entre literatura, cultura e sociedade, bem como acerca das
    linguagens, discursos e letramentos.

Observa-se que os objetivos do programa indicam um equilíbrio entre o desenvolvimento técnico-científico e a reflexão crítica sobre a linguagem e a literatura no contexto social e cultural, promovendo a formação de professores capazes de atuar tanto no ensino quanto na pesquisa com profundidade e sensibilidade às demandas da sociedade contemporânea. Isso revela a necessidade de uma formação sólida que não apenas aperfeiçoe a prática pedagógica, mas também contribua para a produção acadêmica e o desenvolvimento de novas abordagens no ensino de Língua e Literatura. O programa reconhece a importância de explorar a literatura não apenas como um objeto estético, mas também como um fenômeno cultural e social que reflete e influencia a realidade. Da mesma forma, o foco em discursos e letramentos aponta para uma preocupação com as múltiplas formas de comunicação e expressão na sociedade contemporânea, abordando temas como a construção de sentidos, a diversidade linguística e as dinâmicas sociais envolvidas na produção de discursos.

 

4. PERFIL DO EGRESSO

O egresso dos cursos do Programa de Pós-Graduação em Letras é preparado para atuar em basicamente quatro setores de atividade laboral: 

  1. pesquisador de agências, grupos e núcleos de pesquisa;
  2. professor de ensino superior (graduação e pós-graduação);
  3. professor do ensino básico;
  4. atividades ligadas aos setores de mídia, produção textual, revisão e editoração. 

O egresso é capacitado para desenvolver pesquisas nos campos da Linguística e dos estudos Literários, tanto no âmbito teórico quanto aplicado. Além disso, ele possui a potencialidade para realizar pesquisas interdisciplinares, dialogando com outras áreas do conhecimento, como História, Comunicação Social, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Pedagogia, dentre outras.

Já as atividades de ensino são promovidas principalmente através de pesquisas que investigam e analisam o ensino de línguas materna e estrangeira, e suas respectivas literaturas, promovendo abordagens que privilegiam as interrelações entre linguagem, cultura e sociedade. O envolvimento dos egressos em grupos e núcleos de pesquisa é intensificado pela participação ativa dos alunos em atividades de extensão, que são realizadas por meio de eventos promovidos tanto por alunos quanto por egressos do programa, beneficiando diretamente a comunidade. 

Por fim, o egresso também pode atuar na criação e edição de conteúdos para diferentes plataformas de mídia, garantir a precisão e clareza dos textos por meio da revisão cuidadosa, e coordenar processos editoriais para a publicação de livros e materiais acadêmicos. Seu conhecimento aprofundado em análise textual e técnicas de escrita permite contribuir de forma efetiva em cada uma dessas áreas, promovendo a qualidade e a eficácia da comunicação escrita e oral.

 

5. ATUAL EQUIPE GESTORA:

A equipe gestora do PPGEL atua com dedicação para garantir a excelência acadêmica, o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e a formação de profissionais qualificados. Formada por docentes e técnicos experientes, comprometidos com a construção de um ambiente acadêmico inclusivo e dinâmico, nossa equipe está preparada para atender às demandas da comunidade acadêmica e fortalecer os vínculos entre ensino e pesquisa.

Na atual conjuntura, a organização administrativa do PPGEL abrange os seguintes setores:

  1. Coordenação (constituída por coordenador e subcoordenador): responsável por liderar e coordenar as atividades do programa, garantindo o cumprimento das diretrizes institucionais e acadêmicas.
  2. Secretaria acadêmica: responsável por garantir o pleno funcionamento gestor do PPGEL, atender às necessidades administrativas e prestar suporte a docentes e discentes ao longo de todo o período que eles integrarem o programa.
  3. Colegiado: composto por 10 membros, além de ser o principal órgão deliberativo do PPGEL, responsável por analisar e decidir sobre os trâmites processuais, o Colegiado atua em parceria com a coordenação, auxiliando na gestão acadêmica e no suporte aos discentes e docentes.

 

COMPOSIÇÃO DA ATUAL GESTÃO DO PPGEL

I. COORDENAÇÃO:

André Pinheiro | coordenador
Maraisa Lopes | subcoordenadora

II. EQUIPE TÉCNICO-ADMINISTRATIVA:

Lucas Rêgo Alves
Janice Batista

III. COLEGIADO:

Membros Natos:

Carlos André Pinheiro (presidente -coordenador)

Maraisa Lopes (subcoordenadora)

 

Representantes Docentes da Área da Linguística:

Maria Angélica Freire de Carvalho

Leila Rachel Barbosa Alexandre

José Ribamar Lopes Batista Júnior

 

Representantes Docentes da Área dos Estudos Literários:

Carolina de Aquino Gomes

Cláudio Augusto Carvalho Moura

Margareth Torres Alencar Costa

 

Representantes Discentes:

Francisco Láryos Lima Torres (área dos Estudos Literários)

Carlos Eduardo Mourão da Rocha (área da Linguística)

 

CONTATOS:

E-mail do programa: ppgel@ufpi.edu.br

E-mail da secretaria do programa: cppgl.cchl@ufpi.edu.br

Telefone: (86) 3215-5804

Áreas de Concentração

I) LINGUÍSTICA

Linhas de pesquisa:

a) Texto, discurso e gêneros como práticas sociais;

b) Descrição do Português: gramática, léxico e ensino;

c) Variação/diversidade linguística, oralidade e letramentos.

 

II) ESTUDOS LITERÁRIOS

Linhas de pesquisa:

a) Literatura, cultura e sociedade;

b) Literatura, intermidialidade e saberes transversais.

Matriz Curricular

1.  NOVA MATRIZ

Com o objetivo de sanar os problemas apontados no relatório da Comissão de Autoavaliação, a partir de 2025 o PPGEL inaugura uma nova matriz curricular que vigorará ao longo do quadriênio 2025-2028. As mudanças realizadas têm como objetivo, além da atualização teórica de cada área do conhecimento, promover uma distribuição mais equilibrada dos conteúdos entre as linhas de pesquisa, oferecer maior respaldo às pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa e tornar o currículo mais coeso e orgânico. Essa reformulação busca não apenas corrigir as imprecisões identificadas pela Comissão de Autoavaliação, mas também aprimorar a formação acadêmica dos discentes e atender às demandas contemporâneas das áreas do conhecimento que integram o programa.

A nova matriz curricular do PPGEL está organizada da seguinte forma:

MESTRADO E DOUTORADO

 

1.1 ESTUDOS LITERÁRIOS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

  • TEORIA DA LITERATURA
  • METODOLOGIA DA PESQUISA EM ESTUDOS LITERÁRIOS

 

DISCIPLINAS COMUNS ÀS DUAS LINHAS

  • LITERATURA COMPARADA
  • CRÍTICA LITERÁRIA
  • LITERATURA, LEITURA E ENSINO
  • LITERATURA, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO ESTÉTICA

 

DISCIPLINAS DA LINHA LITERATURA, INTERMIDIALIDADE E SABERES TRANSVERSAIS

  • LITERATURA E FILOSOFIA
  • LITERATURA E OUTROS SABERES
  • NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
  • ESTÉTICA, SISTEMAS ARTÍSTICOS E PROCESSOS CRIATIVOS

 

DISCIPLINAS DA LINHA LITERATURA, CULTURA E SOCIEDADE

  • PERSPECTIVAS LITERÁRIAS PÓS-COLONIAIS
  • LITERATURA E SOCIEDADE
  • LITERATURA E PROCESSOS IDENTITÁRIOS
  • LITERATURA, EXPERIMENTALISMO E RUPTURAS ESTÉTICAS

 

DISCIPLINAS DE EMENTÁRIO ABERTO

  • TÓPICOS EM TEORIA LITERÁRIA I
  • TÓPICOS EM TEORIA LITERÁRIA II
  • TÓPICOS EM CRÍTICA LITERÁRIA I
  • TÓPICOS EM CRÍTICA LITERÁRIA II
  • SEMINÁRIO TEMÁTICO I – ESTUDOS LITERÁRIOS
  • SEMINÁRIO TEMÁTICO II – ESTUDOS LITERÁRIOS
  • SEMINÁRIO TEMÁTICO III – ESTUDOS LITERÁRIOS

 

1.2 LINGUÍSTICA

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

  • TEORIAS LINGUÍSTICAS
  • METODOLOGIA DA PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA TEXTO, DISCURSO E GÊNEROS COMO PRÁTICAS SOCIAIS

  • ANÁLISE DO DISCURSO
  • GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS 
  • LETRAMENTOS ACADÊMICOS
  • LINGUÍSTICA TEXTUAL
  • HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
  • LINGUAGEM, DISCURSO E SOCIEDADE

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS: GRAMÁTICA, LÉXICO E ENSINO

  • HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
  • HISTÓRIA DA GRAMÁTICA
  • HISTÓRIA DO PENSAMENTO LINGUÍSTICO
  • SEMÂNTICA ENUNCIATIVA
  • DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS
  • LINGUAGEM E ENUNCIAÇÃO

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA

VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTOS

  • CIÊNCIA DA LEITURA E LITERACIA
  • MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E SUAS INTERDISCIPLINARIDADES
  • VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E COMUNIDADES
  • ORALIDADE E LETRAMENTOS EM SUAS MÚLTIPLAS FACES

 

DISCIPLINAS DE EMENTÁRIO ABERTO

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE DO DISCURSO
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM GÊNEROS DO TEXTO/DISCURSO
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM LETRAMENTOS ACADÊMICOS 
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM VARIAÇÃO/DIVERSIDADE, ORALIDADE E LETRAMENTOS
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA ETNOGRÁFICA EM ORALIDADE E LETRAMENTOS
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM NOVOS LETRAMENTOS, MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
  • TÓPICOS ESPECIAIS EM DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS
  • SEMINÁRIO TEMÁTICO I – ESTUDOS LINGUÍSTICOS
  • SEMINÁRIO TEMÁTICO II – ESTUDOS LINGUÍSTICOS
  • SEMINÁRIO TEMÁTICO III – ESTUDOS LINGUÍSTICOS

 

1.3 COMPONENTES DE GESTÃO ACADÊMICA

MESTRADO

  • OFICINA DE ESCRITA ACADÊMICA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO I
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO II
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO III
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO IV
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO V
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO VI
  • PROFICIENCIA EM LINGUA ESTRANGEIRA
  • QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO
  • DEFESA DE DISSERTAÇÃO
  • ESTÁGIO DOCÊNCIA

 

DOUTORADO

  • OFICINA DE ESCRITA ACADÊMICA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO I
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO II
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO III
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO IV
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO V
  • PESQUISA E ORIENTAÇÃO VI
  • PROFICIENCIA EM LINGUA ESTRANGEIRA
  • PROFICIENCIA EM LINGUA ESTRANGEIRA II
  • QUALIFICAÇÃO DE TESE
  • DEFESA DE TESE
  • ESTÁGIO DOCÊNCIA
  • ESTÁGIO DOCÊNCIA II

 

MATRIZ CURRICULAR PPGEL – 2025

2. MATRIZES ANTIGAS

Projetos

Com o objetivo de promover uma maior integração e um caráter mais sistêmico entre as pesquisas realizadas pelos docentes do programa, a partir do quadriênio 2025-2028, os projetos serão cadastrados por linha de pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPESQI. Será criado um projeto guarda-chuva para cada linha de pesquisa, sendo que cada docente que integra a linha desenvolverá um miniprojeto perfeitamente alinhado à temática do projeto principal.

Atualmente, os projetos de pesquisa são desenvolvidos de forma individual e estão distribuídos da seguinte maneira:

LINGUÍSTICA

a) Linha “Discurso e gêneros como práticas sociais”

  • FRANCISCO ALVES FILHO
    • Crenças e valores em arguições de teses e dissertações no contexto da pós-graduação – Propósitos comunicativos e movimentos retóricos em projetos de pesquisa na área de letras
  • MARAÍSA LOPES
    • Discurso Jornalístico: análise discursiva de acontecimentos socialmente relevantes
  • JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JÚNIOR
    • Múltiplos letramentos e tecnologias digitais na educação básica: discursos, escrita acadêmica e protagonismo juvenil
  • JOÃO BENVINDO DE MOURA
    • O discurso político como um jogo de máscaras: a lógica e a encenação argumentativa na construção de imagens
  • LEILA RACHEL BARBOSA ALEXANDRE
    • Identidades emergentes de alunos surdos em práticas de letramento acadêmico


b) Linha “Gramática e léxico: descrição e ensino”

  • MARIA AUXILADORA FERREIRA LIMA
    • Do Léxico à Gramática: buscando o funcionamento enunciativo dos adjetivos na perspectiva da Teoria das Operações Enunciativas – TOE
  • MARCELO ALESSANDRO LIMEIRA DOS ANJOS
    • Construção de narrativas historiográficas acerca do conhecimento produzido sobre língua e linguagem em fontes diversas publicadas no Brasil entre os séculos XIX e XXI


c) Linha “Variação linguística, oralidade e letramentos”

  • CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
    • Variação/diversidade linguística e letramentos: implicações teórico-práticas em pesquisas sociolinguísticas
  • BEATRIZ GAMA RODRIGUES
    • Representações de professores de língua inglesa de alunos do Curso de Letras Inglês: letramento crítico e decolonialidade em atividades reflexivas
  • IVEUTA DE ABREU LOPES
    • Variação linguística e norma culta no ensino de Língua portuguesa: um enfoque da Sociolinguística educacional para o letramento escolar
  • MARIA ANGÉLICA FREIRE DE CARVALHO
    • Práticas multiletradas: texto, leitura e compreensão no cotidiano escolar e familiar
  • NAZIOZÊNIO ANTÔNIO LACERDA
    • Práticas de linguagem e tecnologia digital: novos letramentos, multimídia e hipermídia no ensino-aprendizagem de língua portuguesa
  • JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
    • Variação linguística, letramentos e ensino: construtos teóricos e perspectivas para a formação de professores de língua materna

 

ESTUDOS LITERÁRIOS

a) Linha “Literatura, cultura e sociedade”

  • ALCIONE CORRÊA ALVES
    • Não informado
  • DIÓGENES BUENOS AIRES
    • Narrativa infantil e juvenil premiada: lendo palavras e imagens
  • MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA
    • Escrita de Si de Obras produzidas por escritores e escritoras latino americanas
  • SEBASTIÃO ALVES TEIXEIRA LOPES
    • Aprendendo a xingar: reescrituras americanas de A tempestade de William Shakespeare


b) Linha “Literatura, intermidialidade e saberes transversais”

  • CARLOS ANDRÉ PINHEIRO
    • Literatura comparada em foco: o diálogo da teoria literária com outras áreas do conhecimento
  • CLÁUDIO AUGUSTO CARVALHO MOURA
    • Do estranho familiar que em nós habita: leituras de fantasia no imaginário literário anglófono
  • HERASMO BRAGA DE OLIVEIRA BRITO
    • Análises das tendências literárias brasileiras contemporâneas a partir das narrativas memorialistas: Neorregionalismo, Autoficção e Ecce Homo Fictus
  • CAROLINA DE AQUINO GOMES
    • Caminhos do fantástico na literatura
  • Luizir de OliveirA
    • Entre o dizer e o mostrar: Literatura e Filosofia sob um enfoque ético-estético
  • EMANOEL PIRES
    • Criação, alimentação e pesquisa em um banco de dados de historiografia literária maranhense: o Portal Maranhão

Infraestrutura

Para auxiliar em suas atividades de ensino e pesquisa, os discentes do PPGEL contam com a infraestrutura geral da universidade, que inclui Biblioteca Central (com amplo acervo bibliográfico, estando também equipada com espaço adequado para estudos e pesquisa na rede de computadores), Biblioteca Setorial (com acervo especializado nas áreas da Linguagem e das Humanidades), Laboratório de Informática (com vinte computadores com acesso à internet), Laboratório de Línguas e Refeitório. Além disso, no CCHL estão disponíveis duas Salas de Vídeo equipadas com sistemas de videoconferência para reuniões e participação online de professores em defesas e eventos acadêmicos. Por fim, os alunos também se beneficiam dos Núcleos de Pesquisa coordenados pelos docentes do programa.

Atualmente, o PPGEL dispõe de uma sala dedicada à gestão administrativa e quatro salas de aula equipadas com datashow, sendo que há dois banheiros nas proximidades dessas salas. Todos os professores do PPGEL têm acesso a gabinetes individuais, localizados nas proximidades do programa.

Em funcionamento desde fevereiro de 2016, a Biblioteca Setorial opera de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com o suporte de uma bibliotecária e um auxiliar administrativo. Iniciada em março de 2015, a organização do acervo, proveniente da Biblioteca Central e de novas aquisições, inclui livros, periódicos, teses e dissertações (ainda em processo de inclusão no sistema). A biblioteca oferece serviços de empréstimo, confecção de fichas catalográficas e orientações acadêmicas. Além disso, está em processo de implementação do Módulo SIGAA Biblioteca para a gestão do acervo, com o objetivo de promover o acesso à informação e apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado do Piauí.

Já a Biblioteca Central oferece pesquisa online do seu acervo por título, autor, assunto, boleana e gráfica, disponível em vários terminais. O acervo de livros é de acesso livre, enquanto o de periódicos é semiaberto, utilizando as tabelas CDD e Cutter. Com mais de 200 mil exemplares, a biblioteca disponibiliza consultas e empréstimos automatizados para professores, alunos e funcionários, embora o empréstimo de periódicos não seja permitido. A consulta no local é aberta a toda a comunidade, e o empréstimo de livros pode ser feito por alunos de pós-graduação, professores, funcionários e professores substitutos, com um limite de 4 livros por até 14 dias.

Embora seja difícil determinar o número exato de exemplares devido às constantes aquisições e atualizações do acervo, estima-se que as duas bibliotecas juntas possuam atualmente cerca de 100 mil títulos diferentes.

Autoavaliação

A autoavaliação do PPGEL envolve um conjunto integrado de políticas, diretrizes e ferramentas, que visam à avaliação contínua do programa e à busca por melhorias constantes. Esse processo dinâmico e avaliativo é conduzido pela própria comunidade acadêmico-científica, com a participação ativa de professores, alunos, egressos e servidores técnicos, e, quando necessário, de consultores externos. Realizada anualmente, a autoavaliação tem como propósito guiar o programa no cumprimento de seu planejamento estratégico, especialmente no alcance de metas e objetivos de médio e longo prazos.

O sistema de autoavaliação do PPGEL é regulamentado pelo Regimento Interno do programa, de setembro de 2024, além de ser respaldado por documentos complementares, como as “Políticas de Autoavaliação” e o “Plano de Autoavaliação”. Esses documentos, instituídos pela Comissão de Autoavaliação do PPGEL e aprovados pelo Colegiado, estão alinhados à política de pós-graduação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPI, em conformidade com a política de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

De acordo com as normas estabelecidas no novo Regimento Interno do programa, a Comissão de Autoavaliação é formada por 7 membros indicados pelo Colegiado, que possuem total autonomia em relação às suas funções. O mandato da comissão é de 2 anos, e os membros são nomeados por meio de portaria interna do PPGEL. A composição da comissão tem a seguinte formatação:

a) 1 membro da coordenação;

b) 1 docente da área de Linguística;

c) 1 docente da área dos Estudos Literários;

d) 1 representante discente ativo da área de Linguística;

e) 1 representante discente ativo da área dos Estudos Literários;

f) 1 representante egresso;

g) 1 representante técnico-administrativo.

O Planejamento Estratégico do PPGEL é fundamentado em sua identidade, missão, visão e valores. Com o intuito de obter um diagnóstico mais sólido e pertinente, além dos instrumentos de avaliação desenvolvidos pela Comissão Interna de Autoavaliação, também foram incorporadas ferramentas de avaliação adotadas pela UFPI, como o questionário semestral do SIGAA e a metodologia SWOT, que identifica fatores que favorecem ou limitam o desempenho do programa, tanto internamente quanto externamente. Essas ferramentas de gestão são essenciais para a elaboração de planos de ação estratégicos, com o intuito de atingir os objetivos e metas previamente estabelecidos.

 

DOCUMENTOS:

POLÍTICAS DE AUTOAVALIAÇÃO

PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO

RELATÓRIO QUADRIENAL

 

Internacionalização

É importante destacar que um programa de pós-graduação relativamente pequeno (sobretudo quando situado em uma universidade de pequeno porte, se comparada com as grandes IES do país) tem como foco principal atender às necessidades regionais e contribuir para o desenvolvimento local e nacional. Embora as limitações estruturais e financeiras possam restringir a realização de atividades de internacionalização em larga escala, o programa se destaca pela qualidade de sua formação e pela relevância de suas pesquisas, que impactam diretamente a comunidade acadêmica e a sociedade ao seu redor.

A ausência de uma forte internacionalização é compensada pelo fortalecimento de parcerias nacionais, pela participação em redes de pesquisa e eventos científicos no Brasil, além do incentivo à publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Mesmo com essas limitações, o PPGEL promove um ambiente de excelência acadêmica, garantindo a formação de profissionais altamente qualificados, cujas atividades são essenciais para o desenvolvimento da educação e da pesquisa em contextos locais. Assim, o programa reafirma seu compromisso com a qualidade e a relevância social, contribuindo significativamente para o crescimento educacional e científico, ao mesmo tempo em que abre caminhos graduais para futuras colaborações internacionais.

Nesse sentido, o processo de internacionalização do PPGEL ocorre de forma gradual, desenvolvendo atividades compatíveis com o seu atual perfil, com o objetivo de alcançar patamares mais elevados ao longo do tempo. Dentre as ações desenvolvidas nesse sentido, destacam-se:

  • Participação de docentes e discentes em eventos realizados no exterior;
  • Publicação de artigo científico em periódicos estrangeiros;
  • Participação em editais para estabelecer parcerias com instituições no exterior;
  • Formação docente continuada no exterior, com a realização de estágio pós-doutoral em outros países;
  • Abertura de vagas específicas para estrangeiros nos editais de seleção para ingresso no programa;
  • Presença de alunos estrangeiros no corpo discente do programa;
  • Participação de professores oriundos de instituições estrangeiros em bancas de qualificação e defesa do programa;
  • Participação de docentes do PPGEL em bancas de qualificação e defesa no exterior;
  • Realização de eventos em parceria com instituições estrangeiras;
  • Participação em grupos e/ou associações que estabelecem parceria com outros países.


DOCUMENTOS:

POLÍTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO PPGEL