Produção Acadêmica

Banco de Dissertações

Este repositório reúne as dissertações defendidas pelos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras ao longo dos anos. Alinhado ao compromisso com a divulgação pública do saber, o PPGEL visa democratizar o acesso ao conhecimento e promover impacto social e acadêmico por meio de suas produções científicas. As dissertações aqui disponibilizadas abordam questões relevantes no âmbito da Linguística e dos Estudos Literários, cujos temas estão alinhados com as especificidades das linhas de pesquisa que estruturam as duas áreas de concentração do programa.

BANCO DE DISSERTAÇÕES

Banco de Teses

O banco de teses do PPGEL reúne as teses defendidas ao longo do tempo no âmbito do programa, preservando o legado intelectual produzido por seus doutorandos. Além de promover a divulgação pública do saber, este espaço estimula o debate científico, contribui para o desenvolvimento de novos estudos acadêmicos e fomenta a inovação nas áreas de Linguística e dos Estudos Literários. Um repositório dessa natureza também valoriza o esforço dos pesquisadores, conferindo maior visibilidade às suas produções científicas e ampliando seu impacto no meio acadêmico e social.

BANCO DE TESES

Livros

Nesta seção, destacamos as contribuições acadêmicas dos professores do Programa de Pós-Graduação em Letras. Ao longo do tempo, nossos docentes vêm contribuindo com a publicação de obras que abrangem desde a teoria literária, crítica cultural e linguística até estudos interdisciplinares, sempre promovendo o diálogo entre a pesquisa acadêmica e os mais variados desafios contemporâneos. Esse montante de publicações destaca o compromisso do PPGEL com a formação do pensamento crítico e com o avanço do conhecimento no território das Letras e áreas afins. 

 

LINGUÍSTICA

ESTUDOS LITERÁRIOS

Revista Ininga

Revista Ininga, publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí, foi fundada em 2014 com o objetivo de disseminar os resultados de pesquisas nas áreas dos estudos literários e linguísticos, tanto no Brasil quanto no exterior. Publicada semestralmente, a revista alcançou o Qualis B3 na última avaliação da Capes (referente ao quadriênio 2017-2020).

Após a publicação de 13 números, suas atividades foram temporariamente interrompidas em função dos desdobramentos causados pela pandemia da COVID-19. Visando retomar suas atividades, a revista está em processo de reestruturação, com a implementação de novo trabalho gráfico e de novas políticas editoriais.


ACESSE A REVISTA AQUI.