Defesas

Banca de DEFESA: FRANCISCO PEREIRA DA SILVA FONTINELE

DATA: 30/01/2025
HORA: 10:00
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: O PROCESSO TEXTUAL-DISCURSIVO DA (RE) CATEGORIZAÇÃO EM NARRATIVA DE FICÇÃO SERIADA
PALAVRAS-CHAVES: Referenciação; (re)categorização; Assane Diop; narrativa de ficção seriada.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A referenciação é um tema bastante relevante na agenda dos estudos da Linguística Textual, pois diz respeito ao emprego de referentes linguísticos e o modo como eles são processados para apresentar uma realidade a ser comunicada por meio da língua. O entendimento sobre como funciona tal processo favorece a produção eficiente de textos e o domínio sobre sua composição. Nesse sentido, com a perspectiva socio-interativa de linguagem, de forma negociada e interativa, o objeto de estudo para esta pesquisa é o processo referencial da (re) categorização. O objetivo da pesquisa é analisar o processo textual-discursivo da (re) categorização em narrativa de ficção seriada, especificamente no primeiro episódio da série Lupin. Delimitamos para análise um episódio da série, analisando a (re) categorização do personagem Assane Diop na narrativa seriada. Nossa pesquisa se fundamenta nos princípios teóricos da Linguística Textual, com respaldo nos argumentos de Mondada e Dubois (2003); Koch (2009); Cavalcante (2020); Cavalcante (2011); Custódio Filho (2011); Ramos (2012); Capistrano Júnior (2017), entre outros. Além da Linguística de texto, nos filiamos aos estudos de Santaella (2005) abordando os conceitos das “matrizes de linguagens” que compõem o texto verbo-audiovisual. Com relação às disposições metodológicas, nossa pesquisa é de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos é caracterizada como descritiva. Quanto aos procedimentos de coleta e análise dos dados, a pesquisa caracteriza-se como documental, já que utilizamos como corpus um episódio de uma série. Para condução analítica, selecionamos cenas ao longo do episódio da série, as quais correspondem a cada etapa da recategorização do personagem ou revelam informações importantes para o desdobramento de cenas do referente, bem como realizamos transcrições de diálogos. O critério de escolha das cenas do episódio foi a representatividade da recategorização com a introdução do referente e seu processamento ao longo da narrativa fílmica. Os resultados de nossas análises mostram que a recategorização do referente Assane Diop na série Lupin sustenta as identidades assumidas pelo personagem e o modo de apresentação constitui efeitos de sentidos que validam o enredo da série. Nossas análises apontam que o referente passa por mudanças contínuas na narrativa, o que implica na sua recategorização e projeção discursiva assumida no contexto de cena. A construção do referente na progressão das cenas funciona como estratégia discursiva determinantes dos efeitos de sentidos decorrentes das recategorizações de Assane Diop, dentre estas funções observamos a construção da expectativa e o suspense na narrativa. Concluímos que o processo de (re) categorização no gênero narrativa de ficção seriada assemelha-se ao processamento no texto verbal; porém, dadas as especificidades do enredo verbo-audiovisual, diversos elementos concorrem para a construção do personagem, revelando não só as características que lhe são atribuídas na constituição da cena, mas garantindo o ponto de vista do enunciador para a projeção que visa à adesão do público, explorando elementos caracterizadores de tensões complexas, mantendo o espectador em suspense ao longo da narrativa. Em uma narrativa de ficção seriada longa, especificamente no caso do primeiro episódio da série Lupin, além das recategorizações, existem sub-recategorizações do referente Assane Diop englobadas à recategorizações amplas construídas à medida que a narrativa avança. Essas sub-recategorizações refinam e especificam o referente Assane Diop, adicionando detalhes na sua
construção ao longo da narrativa. Observamos também que, com base no conteúdo manifesto da narrativa, elementos qualificadores podem ser atribuídos ao referente a partir do processamento de sentidos, à medida que as cenas avançam. Embora esses qualificadores não sejam explicitamente enunciados no texto, eles se tornam observáveis à medida que o conteúdo narrativo os sugere, revelando de forma contínua informações sobre o personagem. Esse processo colabora na construção do objeto de discurso, atribuindo-lhe características que o qualificam.

MEMBROS DA BANCA:
Interno – 1167642 – FRANCISCO ALVES FILHO
Presidente – 1630360 – MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Externo à Instituição – 192.230.188-46 – PAULO EDUARDO RAMOS – UNIFESP