Defesas

Banca de DEFESA: CÍNTIA MARIA BARBOSA DE SOUSA

DATA: 31/01/2025
HORA: 10:00
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: CRENÇAS E VALORES EM COMENTÁRIOS DE ARGUIÇÕES DE TESES DE DOUTORADO
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação acadêmica. Defesa de tese. Análise sociorretórica.
PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A avaliação na academia objetiva colaborar na construção de um diálogo entre o escritor e o leitor, para explicitar o ponto de vista do avaliador e de sua comunidade disciplinar, bem como para estruturar o texto nos moldes esperados (Hyland; Diani, 2009). Esta pesquisa possui como objetivo geral identificar o funcionamento retórico e textual do gênero defesa de doutorado e as crenças e valores da área de Linguística no que concerne à qualidade textual e acadêmica de teses, em especial os comentários avaliativos de experts da área de Linguística. O quadro teórico-metodológico é composto pela análise Sociorretórica de gêneros (Swales, 1990, 2004; Miller, 2012), bem como em pesquisas na área da avaliação (Hyland; Hyland, 2001; Martin; White, 2005; Hyland; Diani, 2009). Esta investigação adota uma abordagem quantitativa, com ênfase qualitativa e interpretativa; o corpus é composto por cinco defesas de tese da área de Linguística, as quais foram coletadas do site Youtube. A análise se concentra nos comentários avaliativos realizados pelos arguidores externos e internos presentes na banca de avaliação. Os resultados indicam que a organização macroestrutural da defesa é composta por diferentes etapas, tais como: Saudação e explicação da organização da defesa; apresentação da banca avaliadora; apresentação expositiva da tese pelo doutorando; comentários dos avaliadores; respostas e discussões dos doutorandos após cada arguição; deliberação da banca; leitura da ata para avaliação e agradecimentos e despedida. Envolve diferentes sujeitos com seus respectivos papéis sociais: avaliadores, como responsável por colaborar para aprimorar a pesquisa; orientador, como presidente da banca e coautor; doutorandos, como pesquisadores e alunos-aprendizes. Os elogios apresentam comentários positivos que versam sobre diferentes aspectos da pesquisa, com seguintes tipos de comentários: comparativo-processual; contribuição e inovação; pessoal-profissional; metacomunicativo; metaestrutural-genérico; analítico-conceptual; metodológico. Esta ação retórica se configura, principalmente, por ressaltar aspectos positivos da pesquisa e/ou do pesquisador, ocorrendo linguisticamente com o uso de adjetivos ou expressões consideradas positivas na área de Linguística. Em relação às sugestões, os tipos de comentários mais comuns foram: teórico-conceitual, analítico-conceptual, metodológico, metacomunicativo, metaestrutural-genérico. A ação retórica de sugerir se constitui como uma recomendação ou solicitação explícita de acrescentar, retirar ou modificar algo da tese a fim de aprimorar a pesquisa. No campo linguística, se utilizou verbos modais ou imperativos que exprimem a sugestão solicitada. A crítica obteve tipos de comentários como: teórico-conceitual; analítico-conceptual; metaestrutural-genérico; metodológico; considerações finais. A ação retórica de criticar possui como característica a indicação da falta de algo na tese, ou a falha acerca de algum aspecto da pesquisa. Buscamos contribuir com os participantes da área de Linguística, a fim de norteá-los a respeito do que é mais valorizado em sua área disciplinar quanto aos tipos de elogios e em termos de qualidade acadêmica.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente – 1167642 – FRANCISCO ALVES FILHO
Interno – 1630360 – MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Externo à Instituição – 970.529.140-34 – PATRÍCIA MARCUZZO – UFSM