Obras e Estudos Críticos SOBRE Ricardo Ramos

Os rumores do silêncio em ¨Bituca¨, de Ricardo Ramos

 

AUTOR

Aroldo José Abreu Pinto

 

REFERÊNCIA COMPLETA

PINTO, Aroldo José Abreu; Os rumores do silêncio em “Bituca”, de Ricardo Ramos. In: Vera Teixeira de Aguiar; Alice Áurea Penteado Martha. (Org.). Literatura infantil e juvenil: leituras plurais. 1ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014, v. 1, p. 63-75.

 

“Ricardo Ramos se afirma, (…) como a demonstração literária autêntica de que a plenitude da palavra é realmente o silêncio”.

Tristão de Athaide

 

Resumo

As reflexões reunidas no capítulo tem como objetivo apontar algumas das opções no processo de escrita de Ricardo Ramos, a partir da análise do conto “Bituca”, visando reforçar a percepção de um bom número de intelectuais e críticos que apontam como uma das características mais acentuadas da produção do escritor a sua inclinação para dizer, com intensidade e poucas palavras, muito do sensível nas relações humanas. Portanto, poderíamos dizer que, no exercício perspicaz, conciso e acabado da palavra, o silêncio denso, equilibrado e destituído de floreios de Ricardo Ramos possibilita que os leitores experimentem um mundo em tensão, em que certas experiências, na maioria das vezes inatas e afetivas, com referência a um dado objeto, uma pessoa, uma coisa, um elemento da natureza ou até mesmo uma imagem abstrata, convertam-se em uma demonstração viva das questões diárias que constituem uma coletividade e, assim, uma vária gama de anseios humanos é colocada amostra.

Texto completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa de Pós Graduação em Estudos Literários

Campus Universitário de Tangará da Serra

Rodovia MT 358 - Km 07. Caixa Postal 287

Jardim Aeroporto, CEP 78300-000