Obras e Estudos Críticos SOBRE Ricardo Ramos

A opção pelo não-utilitário: O rapto de Sabino (1992) – Ricardo Ramos

 

AUTOR

Aroldo José Abreu Pinto

 

REFERÊNCIA COMPLETA

PINTO, Aroldo José Abreu. A opção pelo não-utilitário: O rapto de Sabino (1992) – Ricardo Ramos. In: João Luís Ceccantini; Rony Farto Pereira. (Org.). Narrativas Juvenis: outros modos de ler. São Paulo/Assis: Editora Unesp/ANEP, 2008. p. 123-147.

Resumo

Neste estudo, o intuito é indagar sobre até que ponto uma premissa inicial, uma causa, uma intenção prática, contida em um texto ficcional, poderia prejudicar a natureza desinteressada da arte, tornando-a utilitária. Assim sendo, apresentamos inicialmente os conceitos de “utilitarismo” ou “pedagogismo” e, em seguida, procuramos demonstrar a solução encontrada por Ricardo Ramos para não cair nesse discurso utilitário em O rapto de Sabino. Nossa intenção foi chegar à análise dos elementos que evidenciam que o texto de Ricardo Ramos, sem deixar de contribuir para a formação da personalidade/ampliação dos horizontes de um virtual leitor, não privilegia o pedagógico em detrimento do estético, pois, em O rapto de Sabino, o autor não impõe verdades absolutas e modelos de comportamento a serem seguidos pelo leitor. Tendo em vista os conceitos de “utilitarismo” ou pedagogismo, este estudo procura refletir sobre até que ponto uma premissa inicial, uma causa, uma intenção prática contida em um texto ficcional poderia prejudicar a natureza desinteressada da arte, tornando-a utilitária. Para tanto, procuramos demonstrar a solução encontrada por Ricardo Ramos para não cair nesse discurso utilitário em O rapto de Sabino (São Paulo: Scipione, 1992). Nossa intenção foi chegar à análise dos elementos que evidenciam que o texto de Ricardo Ramos, sem deixar de contribuir para a formação da personalidade/ampliação dos horizontes de um virtual leitor, não privilegia o pedagógico em detrimento do estético, pois, em O rapto de Sabino, o autor não impõe verdades absolutas e modelos de comportamento a serem seguidos.

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