Bibliografias SOBRE Ricardo Ramos

Nova geração de publicitários. PUBLICIDADE E NEGÓCIOS, 05 out. 1953.

 

NOVA GERAÇÃO DE PUBLICITÁRIOS

 

Uma nova geração de desenhistas, redatores e contatos começa a aparecer nas agências de propaganda do Rio e de S. Paulo, despertando entusiasmo e admiração. E quando falamos em nova geração esquecemos propositadamente a idade, para só pensarmos no tempo de serviço publicitário. Queremos falar de elementos como Ricardo Ramos, Raimundo Araujo, Milton Pedrosa, João Loredo, Sérgio Veloso, Valdecir Lopes e outros que iremos biografando, a partir deste número, sucintamente.
E para que não haja dúvida quanto ao nosso propósito de a todos procurar, uma vez que nesta primeira reportagem vamos falar de publicitários de grandes agências, a partir do próximo número biografaremos elementos de pequenas empresas.

OS DA J. WALTER THOMPSON

Os “brotos” que encontramos na J. W. Thompson do Rio, são: Michel Burton, Ricardo Ramos e Raimundo Araujo, amigos desde a adolescência, e no ano passado ligados por laços familiares, pois Ricardo se casou com a irmã de Raimundo.
Ambos estão em fase de poesia, embora só o Raimundo faça realmente belas poesias, que não publica. Ambos tiveram boa escola literária: Graciliano Ramos. Ricardo Ramos aprendeu muito de seu pai, falecido recentemente, de quem herdou uma grande preocupação de escrever certo e em estilo enxuto. Graças à escola paterna, é objetivo nos seus julgamentos e tem senso de autocrítica. Ricardo trabalhou sete anos em jornais no Rio, enquanto estudava e conquistava os brotinhos do bairro e adjacências.
Naquela época tinha uma bela cabeleira negra e não era tão magro como hoje. Amigo de comícios políticos e de discussões sobre mulheres era, no entanto um adolescente profundamente estudioso e portador de grande inteligência. Hoje está magro, pouco conversador e aguarda ansiosamente a chegada do primeiro filho. É formado em direito pela Faculdade Nacional e já escreveu diversos contos, que o Correio da Manhã publicou com destaque em seu suplemento literário. Nasceu em 1929, em Palmeira dos Índios, Estado de Alagoas. É redator da Thompson desde outubro de 1951. Bom redator? Tudo indica que é esplendido redator, pois do contrários a agência não o teria suportado por tanto tempo… Foi para a referida agência via Oswaldo Alves-Orígenes Lessa. Para entrar na agência submeteu-se a um teste: uma campanha de oito anúncios da SATMA, sendo quatro anúncios para incêndios e quatro para acidentes, os quais continuam saindo até hoje. Aparecerá brevemente o seu livro de estréia “Tempo de Espera”, contos, e está preparando um romance. Escreve uma média de 4 a 5 anúncios por dia. Todo mês participa pelo menos de duas campanhas.
Raimundo Araujo não se formou em Direito por que não quis, pois abandonou o curso no terceiro ano. Nasceu em 1929, no Rio. Entrou em 1951 para Thompson como redator do Departamento de Rádio. Hoje trabalha na redação. Também foi para a agência via Oswaldo Alves-Orígenes Lessa. Antes da agência era professor e tradutor. Também submeteu a um teste, escrevendo uma campanha, que foi imediatamente aprovada. É casado e já tem filhos. Engordou muito, mas não matou seus sonhos literários.
Michel Burton nasceu em Lion, em 1928. Passou 4 anos na Escola de Arte Industrial de Genebra. Veio para o Brasil em outubro de 1950, entrando para a Thompson em novembro do mesmo ano. É lay-out-man (sic), tem feito diversas capas de Rio Magazine, ilustra a crônica diária de Henrique Pongetti n’O Globo e está muito satisfeito em ter escolhido o Brasil para iniciar sua vida profissional. “As possibilidades no Brasil são muitas para um artista” – disse ao mesmo tempo em que nos mostrava reproduções de anúncios de Seleções saídas nesta revista. Apesar da idade, parece-nos um artista no mais amplo sentido da palavra. A propósito, Seleções, dos Estados Unidos, pediu licença para utilizar a arte que fez para anúncios da citada revista saída em PN.

Referências Bibliográficas

Nova geração de publicitários. PUBLICIDADE E NEGÓCIOS, 05 out. 1953

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa de Pós Graduação em Estudos Literários

Campus Universitário de Tangará da Serra

Rodovia MT 358 - Km 07. Caixa Postal 287

Jardim Aeroporto, CEP 78300-000